Espelho profissional

Espelho profissional
Domingos Meirelles

quinta-feira, 20 de março de 2008

ARTIGO

Artigo (jornalismo)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Em
Jornalismo, um artigo é um texto eminentemente opinativo — mais que informativo — publicado (ou veiculado) em seção destacada do conteúdo noticioso, para enfatizar que se trata de material não-jornalístico. Os autores recorrentes de artigos são chamados de articulistas. Em jornais impressos, é normal que os editores convidem personalidades da sociedade (especialistas, intelectuais, autoridades) para escrever artigos sobre temas específicos do noticiário, sem remuneração. Entre leigos, é comum confundir artigo com matéria e tratar ambos os termos como sinônimos, o que é um erro. Tampouco é sinônimo de coluna, que se caracteriza por ser um espaço permanente reservado para textos do mesmo autor. Articulistas, em geral, não são jornalistas.
Os artigos contêm comentários,
análises, críticas, contrapontos, e às vezes ironia e humor. Há artigos tanto na mídia impressa (jornais, revistas) quanto em rádio e televisão (nesse caso, são lidos no ar pelo articulista).
Muitas vezes, os artigos não refletem necessariamente a opinião do jornal (contrariamente aos
editoriais, que são a posição oficial do veículo), e as empresas costumam não assumir responsabilidade por eles.
No Brasil, é obrigatório possuir diploma de Jornalismo para o exercício da profissão, mas qualquer pessoa pode ser articulista, independentemente da formação profissional.

Nenhum comentário:

Debate "Crise no Jonalismo"