Espelho profissional

Espelho profissional
Domingos Meirelles

sábado, 15 de março de 2008

A qualidade do jornalismo de hoje

A QUALIDADE DO JORNALISMO DE HOJE
_____________________________________________________________________________
Sabrina de Souza Barbosa *

A palavra ‘Qualidade’, segundo consta do dicionário Houaiss da língua portuguesa (edição 2001), tem, no mínimo, dezessete significados.
Dentre eles, todos interessantes, destaco o ‘grau positivo ou negativo de excelência’, e por ‘excelência’ podemos compreender algo superior, elevado.
Como futura jornalista, na maioria das vezes sinto orgulho do que assisto, escuto e leio na grande imprensa brasileira, e nesses momentos acho que não ficamos a dever nada a nenhum país mais desenvolvido.
As coberturas aos principais fatos nacionais parecem atender plenamente aos interesses da sociedade e, em alguns casos, assim como certas ações da Polícia Federal quando desbaratam quadrilhas de criminosos, fica em nós a boa sensação de que nem tudo está perdido.
Fico triste, porém, quando observo empresas jornalísticas curvando-se ao poder do dinheiro, tomando partido na política, servindo de instrumentos de perseguições e vinganças, manipulando seus jornalistas (que precisam trabalhar e sobreviver) a não fazerem o melhor jornalismo, a não renderem o que poderiam render.
Pela média, acho que a qualidade do jornalismo de hoje está abaixo do que poderia ser.
Se fosse possível existir acordo com relação à verdadeira função da imprensa, que é, no meu modo de pensar, esclarecer a opinião pública sem ceder a tentação de manipulá-la, o Brasil estaria em melhores condições do que está hoje, em todos os sentidos, tamanha é a importância da imprensa.
_____________________________________________________________________________
* Estudante de Jornalismo, 7º. Período, Faculdade de Filosofia de Campos (RJ)

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu acredito que a imprensa tem de ser formadora de opinião e não manipuladora de opinião e seu papel principal é informar de maneira imparcial.Mas não são todos os jornais que seguem a risca essas regras, visando apenas criar impacto nas matérias para vender mais, sem se preocupar com a veracidade dos fatos noticiados.

Manuela Navarro disse...

é isso aí.... mas quem sabe quando novos profissionais surgirem (como nós) tudo pode melhorar???
Beijo

Debate "Crise no Jonalismo"